segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Fim de Ano


Fim de Ano, é sempre a mesma coisa. Pelo menos pelos lados do esporte bretão. Especulação, neguinho chutando o balde pra lá, uma baciada de contratações pra cá e aquela velha dúvida que paira sobre a cabeça dos pobres torcedores. Será que agora vai?

A perfumaria anda bem feita principalmente em São Paulo. E como. Ronaldo "fenômeno" irá receber o título de cidadão paulistano. Paulistano. Pois é. O Carioca radicado na terra da garoa por ocasião irá receber o título. Por que motivo o novo atacante do alvinegro irá receber a homenagem? A casca... digo o motivo alegado é que: Os vereadores resolveram prestar a homenagem ao jogador não somente pelo fato de atuar no clube com maior torcida do estado, mas também pelos serviços de Ronaldo ao futebol brasileiro e mundial.

Se fosse assim porque não entregar o título a todos os campeões das copas de 1958? Afinal alguns deles jogavam ou jogaram depois em grandes times de São Paulo e convenhamos, o título deles foi bem mais conveniente e importante que os últimos dois.

Nem tanto ao Norte, nem tanto ao Sul

Alex Ferguson disse que "Cristiano Ronaldo é da mesma estirpe de Pelé e Maradona."

Quando ouvi isso, pensei que era brincadeira, ou algo do gênero. Não era. O cara falou sério. Ainda sustento a idéia de que o "professor" Ferguson tomou umas - muitas diga-se - canas antes de dar essa declaração. Para ser da estirpe de Pelé e Maradona, não basta somente ser possuidor de talento que encante à todos independente de time ou nacionalidade. Há de se ter em mente e corpo, uma imagem que represente o país, e o mesmo se identifique nele. Não creio que Portugal se espelhe em Cristiano Ronaldo. Não mesmo. Pra mim só há 3 jogadores mais que estão no mesmo "degrau" que Pelé e Maradona: Beckenbauer, Cruyff e Zidane. E só. Não são só um "rostinho bonito" - são feios pra burro - eles representam uma identificação nacional. Seus conterrâneos se identificam com essas figuras pela sua maneira, essência. Quem aí imaginaria o português do Manchester United sendo o porta-voz de algum protesto contra as coisas que vão errado em seu país ao invés de se depilar mensalmente ?

Classificaria Cristiano Ronaldo num nível abaixo. Talvez dois. Junto com Zico, Romário, van Basten, Platini, Figo, Klinsmann. Um jogador que tem muito talento mas que ninguém o vê como um jogador que representa seu país de imediato. Pra isso vai ter que desbancar Eusébio. E vai ser muito mais difícil. Pra mim é impossível.

Um comentário:

Murilo disse...

hehehe, boa!

E viva o menino Messi! O técnico do Manch disse que ele não vai de jeito algum para o Real Madrid, mas se fosse, seria legal ver Messi fazendo ele chorar. ^^

O Técnico da Inter disse que ele é bom, mas não mais que isso. Elogiou Messi, Kaká e o Ibrahimovic!

hueheuhe, abraço!