segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Dois, Três, o resto e Oito.


O campeonato dos Blocos.

Dois: São Paulo e Grêmio
Três: Cruzeiro, Palmeiras e Flamengo

O Resto: Internacional, Coritiba, Botafogo, Goiás, Vitória, Sport, Atlético-MG.

Oito: Santos, Atlético-PR, Vasco, Fluminense, Figueirense, Portuguesa, Náutico e Ipatinga.


Sem chorumelas. O campeonato hoje tem chances de correr para apenas dois braços. Os dos Tricolores São Paulo e Grêmio. Com as vitórias, os times avançaram bem em relação aos concorrentes na tabela e agora tem certo conforto no que diz respeito à vaga da libertadores. os antes rivais pelo caneco Palmeiras, Cruzeiro e Flamengo se degladiam pelas duas vagas restantes. Uma para a fase de grupos e outra para a pré-libertadores. Para uns, prejuízo como no caso de Flamengo e Palmeiras. O Rubro negro manteve a equipe que finalizou o brasileirão na terceira posição e ainda trouxe alguns parcos reforços. Mas pecou e deixou que seu time sofresse um desmanche no meio da temporada. Já o time de Palestra Itália contratou bons jogadores gastou uma nota verde e... Ficou só no estadual assim como o Flamengo. Pro Cruzeiro, nada de grave afinal o time desse ano tinha como objetivo a vaga na libertadores mesmo, devido ao elenco ainda jovem. Os celestes são os únicos que ainda flertam com a possibilidade de reviravolta no campeonato mas não pela situação na tabela e sim pelo futebol que vem jogando.


O resto, é o resto ué. Internacional um fiasco. A vaga da libertadores só se um milagre daqueles aparecer do nada. E ainda vai ser pré-libertadores. Afinal, o colorado pode chegar até 63 pontos. dois a mais do que têm Cruzeiro e Palmeiras hoje. A pressão de título poderá ser algo assustador em 2009. O Coritiba tem boa base mas não sabe o que será no ano que vem. Deverá reinar absoluto novamente em terras paranaenses já que os seus rivais estão dando pena. O Botafogo deve passar por uma grande reestruturação na próxima temporada. Um novo presidente virá e o técnico deverá permanecer o mesmo. Goiás, e Atlético-MG vivem situação parecida, com seus rivais mostrando serviço. O Vila Nova está querendo subir pra fazer companhia ao clube esmeraldino e o Atlético vê de camarote a raposa voar bem mais alto que o galo. O Vitória reina, assim como o Sport absoluto em seu território. E ainda ri dos rivais. O Sport ainda tem mais motivos pra sorrir afinal vai disputar a Libertadores na próxima temporada.


Os "top oito" às avessas está bem recheado. Santos, Fluminense, Vasco e Atlético-PR são os ex-campeões brasileiros que hoje penam para escapar da degola. Frutos de péssimo planejamento, prepotência dos dirigentes e falta de vergonha na cara de jogadores e técnicos, esses clubes se encontram numa situação de penúria. Confesso que há uma semana cravaria Vasco e Atlético-PR na série B de 2009. Mas o time da colina dá sinais de que poderá se safar. Vergonha mesmo é o Fluminense. De vice-campeão da Libertadores à refugo do campeonato em 5 meses. Digno de dó.

Já aqueles que "se programaram" para disputar o descenso, Náutico, Portuguesa, Figueirense e Ipatinga, o único que dá mostras de que pode sonhar com o "céu iluminado" no próximo ano é a Lusa. Jogou bem contra o São Paulo, apresentou garra e determinação. Faltou foi sorte mesmo.


Faltam quatro rodadas e tudo ainda pode acontecer. Que vença o menos pior.

Um comentário:

Leonardo Sobral disse...

Vai ser bacana ver o clássico Goiás x Vila Nova ano que vem, isso se o time do Túlio subir mesmo, é o que eu espero.

E o Figueirense hein, time insosso, e de quebra vai ver o rival Avaí subindo com tranqüilidade...